Vacinas da AstraZeneca e Pfizer costumam dar reação em pessoas mais novas; entenda

Infectologista explica que alguns imunizantes apresentam maior probabilidade de sintomas


Reações podem ocorrer no período até 72 horas após vacina
Reações podem ocorrer no período até 72 horas após vacina - Henrique Arakaki / Midiamax

A chegada de novas vacinas para covid pode aumentar o número de casos de reações. Isso porque a CoronaVac, que até então era a única a ser aplicada em Mato Grosso do Sul é uma das que apresenta menor taxa de reação. Já os imunizantes  da Pfizer e da AstraZeneca registram mais casos se sintomas pós-vacinação.

Conforme o  infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Julio Croda, com o aumento da aplicação das duas últimas, MS começará a registrar mais relatos de reações - quase sempre leves. "Pode dar febre, a pessoa ficar com o corpo mole, aumento do sono, fadiga, dor de cabeça, nos membros. Todos os sintomas muito parecidos com o de síndrome gripal", esclarece.

Entretanto, não há motivo para preocupação, pois ter reação é algo comum quando se trata de vacinas. "Não é recente, não é só a vacina da covid. A [vacina] da Influenza nós sabemos que é de vírus inativado e que pode dar reação, qualquer vacina pode dar", explica Júlio Croda, complementando que é raro um sintoma mais grave das vacinas da AstraZeneca e Pfizer em todo o mundo.

Sintomas comuns que podem surgir até 3 dias após a vacinação:

  • Febre
  • Astenia (perda da força física)
  • Dor de cabeça
  • Dor nos membros
  • Fadiga
  • Inchaço ou vermelhidão no local da aplicação

No próprio registro da AstraZeneca, por exemplo, consta a informação de que praticamente um terço das pessoas podem ter febre, dor no corpo, dor articular, dor de cabeça. Efeitos mais intensos do que os apresentados pela imunização com a Coronavac, mas que podem ser tratados sem nenhum problema.

Caption

 

Quando devo procurar atendimento?

Apesar de raro, é importante saber que tipo de sintomas são considerados graves e necessitam de acompanhamento médico. Assim, o especialista explica que "deve se preocupar se apresentar reaçãos mais grave, o que é raríssimo. Ocorrem em períodos até 72 horas após a vacinação. Se a pessoa apresentar falta de ar, muitos sintomas alérgicos como ficar rouco ou algo que mostre que tem uma alergia mais séria, aí tem que procurar. Mas, é bem raro. Temos quase nenhum caso relatado no mundo", informa Croda.

Outro mito esclarecido pelo especialista é de que a vacina não fez efeito na pessoa que teve reação. "Não significa. Inclusive pode fazer uso [das vacinas] em sintomáticos. Tem gente que fala para não tomar, mas não é verdade, se tiver sintoma, pode aplicar".

Possíveis reações da vacina x sintomas da covid

A vacinação contra covid apresenta chance de reação, porém, na maioria dos casos são sintomas leves como já destacado pelo infectologista Júlio Croda. Como destacado por muitos que já receberam a vacina: "É melhor ter uma reação leve a contrair covid (ou pelo menos quadros mais graves da doença)".

Vale lembrar que ninguém morreu ou ficou em estado grave por causa de vacinas contra a covid-19. 

A reação acontece porque o corpo recebe carga víral e, assim, entende que está lutando contra o coronavírus. Assim, o organismo oferece uma resposta imunológica como se estivesse combatendo uma infecção.

Enquanto que a chance de desenvolver sintomas mais graves após a vacinação é raríssimo, a covid é uma doença que é imprevisível e pode levar, até mesmo pessoas jovens e sem comorbidades a óbito.

 

 

 

 

 

Fonte:https://midiamax.uol.com.br/cotidiano/2021/vacinas-da-astrazeneca-e-pfizer-tem-mais-chances-de-reacoes-mas-casos-graves-sao-raros